domingo, 15 de agosto de 2010

Risoto de Gorgonzola e morango

Há um tempo atrás, fiz um risoto um pouco diferente. Gorgonzola com morango. Até fiquei na dúvida se essa mistura ficaria boa, mas realmente o sabor fina foi surpreendente.

A receita rendeu 6 porções.

Ingredientes

-400g de arroz Arbóreo 
-1 cebola cortada em cubinhos
-1 dente de alho picado
-2L de caldo de legumes (tabletinho ou preparado com legumes frescos)
-100ml de vinho branco
-100g de queijo Parmezon
-300g de queijo Gorgonzola Azul
-300g de morango (1 caixinha)
-1 Bouquet Garni (adicionar no preparo do caldo de legumes)

Modo de preparo

Em uma frigideira quente, adicione uma colher de manteiga e um fio de azeite, em seguida, acrescente a cebola em cubinhos e refogue até que fiquem branquinhas. Junte o alho picado e refoge por menos de um minuto. Nessa hora, adicione o arroz e refogue por cerca de 2 minutos, para pegar sabor. Adicione o vinho branco e mexa até que seja todo absorvido pelo arroz. É importante lembrar que o caldo de legumes esteja quente, e então, acrescente entre uma ou duas conchas do caldo até que cubra um pouco o arroz, mexendo suavemente para que ele solte um pouco do amido, que é onde se consegue a cremozidade. Repita o processo até que o arroz esteja al dente.

Assim que o risoto estiver quase pronto, acrescente o queijo Gorgonzola em pedaços e continue mexendo. Adicione também o Parmezon ralado ou em pedaços e, se precisar, coloque mais uma concha do caldo para não secar. Após o risoto pronto, acrescente os morangos e deixe descansar por pelo menos 1 minuto. Importante lembrar que deve-se tomar cuidado com o sal pra essa receita, já que os queijos são salgados.

Sirva os pratos e decore com um pouco de salsinha picada e um fio de azeite.

Dicas


- É importante lembrar que, alguns Chefs, sempre na finalização do risoto, acrescentam 1 colher de manteiga, para dar mais cremozidade.  Para evitar algum erro, substitua a manteiga salgada para sem sal.


- O bouquet Garni é um conjunto de ervas aromáticas para temperar pratos e caldos em diversas receitas. (as ervas mais utilizadas são tomilho, folha de louro, salsa, alecrim e alho poró). Um jeito fácil de preparar é colocar um ou dois ramos das ervas dentro da folha do alho poró, que é a parte que sempre descartamos, e amarrar com um pedaço de barbante. Mas segue uma imagem para ilustrar melhor...
Espero que gostem...

Fambrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário